Notícias

Safra de feijão carioca ? lavouras Paulista

Nas lavouras paulistas o processo de plantio está bem avançado e se desenvolvendo bem, conforme dito pelo agrônomo Lucas, da região Vargem Grande do Sul.


Safra de feijão carioca ? lavouras Paulista

 

Vargem Grande do Sul, Casa Branca, Aguaí, São João da Boa Vista, São Sebastião da Grama, Águas da Prata, Espírito Santo do Pinhal e Santo Antônio do Jardim.

 

Nas lavouras paulistas o processo de plantio está bem avançado e se desenvolvendo bem, conforme dito pelo agrônomo Lucas, da região Vargem Grande do Sul. Ele também informou que a colheita está prevista para os próximos 20 dias. Um detalhe importante a ser citado, é que o trabalho de prevenção às pragas está se mostrando eficaz, tendo em vista que a ausência de tipos como a mosca branca.

 

Porém, vale explicar que nem todos os municípios estão imunes à presença de pragas. Nas localidades onde a mosca está presente,  o trabalho de combate está sendo constante. 

 

Ainda em se tratando do desenvolvimento das lavouras, soubemos que estão praticamente em duas fazes, sendo a dessecação com aproximadamente 30% das áreas, e o enchimento/maturação com mais 70%. É importante citar que esta fase tranquiliza os produtores, mas ainda não descarta a incidência de geadas, que devido à umidade poderia comprometer a qualidade dos grãos. De qualquer forma é importante ficar em alerta.

 

Guaíra, São Joaquim da Barra, Morro Agudo, Ipuã, Miguelópolis, Barretos e Colômbia.

 

É bem verdade que as lavouras paulistas dos municípios citados já vinham causando preocupação aos produtores, chegando ao ponto de onde produtor precisou reduzir  área ou substituir por outra cultura,  porém a presença de pragas como a mosca branca acabou surpreendendo, com excelente trabalhando preventivo durante todo o desenvolvimento da planta.

 

Por outro lado, o trabalho preventivo segue intenso e abrange todo o desenvolvimento da planta, não dando chance da praga se instalar e assim se reproduzir. As lavouras estão muito bem desenvolvidas, apontando uma boa produtividade. Outro detalhe interessante é que as chuvas chegaram no tempo certo, favorecendo a irrigação natural.

 

Com plantio concluído ainda entre os meses de abril e maio, a primeiras colheitas já começaram e devem se intensificar nesta semana. As lavouras passam pelo enchimento de grãos e maturação em pelo menos 70%. Os outros 30% estão praticamente prontos para colher. 

 

As primeiras colheitas chegaram com o preço de R$ 110,00/sc. De acordo com o engenheiro agrônomo Renato Massaro, o feijão é de excelente qualidade nos grãos. Sem o risco alto de geadas, é realidade que a boa safra segue praticamente garantida.

 

Segundo informações da CONAB ? Companhia Nacional de Abastecimento, as lavouras paulistas sofreram redução de 4,8% em relação à última safra. Atualmente o plantio concluído apresenta uma área de 14 mil hectares.

*Último levantamento: 12/06/2018*

 

Rose Almeida

Negócios & Mercado

 


Notícias relacionadas

REGIÃO SUL

Precipitações climáticas sustentam dias mais secos na região Sul do País

Feijão Carioca e preto - Mercado bem ofertado com padrões variadas, desaceleram com mais rapidez o preço da leguminosa em toda o País.

Safra - 2º Plantio de feijão carioca, preto e cores- Região Sul

Análise e tendências do mercado do feijão

Análise do Mercado: Perspectivas e tendências futuras

Monitoramento semanal das condições das lavouras

Primeira de Feijão carioca e cores

Previsões com chuvas, melhora a expectativa do setor produtivo

Último levantamento de primeira safra nas regiões: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste - Feijão: Preto e cores

Primeira safra - Região Sul e Sudeste

NOTÍCIAS DO CAMPO

Lavouras Sudoeste paulistas - colheitas paralisadas

Condições da primeira safra - feijão preto, carioca e cores

Lavouras de sequeiro de Feijão no Brasil: Desafios e Perspectivas

Primeira safra dos feijões cores e pretos: Perspectivas em meio ao fenômeno El Niño

Terceira safra de feijão - encerramento de colheita

Terceira de feijão cores - Progresso da safra

PERSPECTIVAS DO MERCADO DE FEIJÃO: TENDÊNCIAS E PREÇOS

Análise do Mercado de Feijão: Tendências e Preços no Nordeste e em regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste