Notícias

Quase cinco mil produtores rurais serão capacitados gratuitamente pelo Senar/SC

O uso de agrotóxicos é comum em muitas propriedades rurais para a eliminação de pragas e doenças, mas é preciso ter cuidado com o manuseio do produto. A qualidade de vida no meio rural é uma das propriedades do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e para garantir que o uso de agrotóxicos seja efetuado de maneira correta, a entidade oferece o curso de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos.


O uso de agrotóxicos é comum em muitas propriedades rurais para a eliminação de pragas e doenças, mas é preciso ter cuidado com o manuseio do produto. A qualidade de vida no meio rural é uma das propriedades do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e para garantir que o uso de agrotóxicos seja efetuado de maneira correta, a entidade oferece o curso de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos.

Mensalmente esse e outros cursos são oferecidos em diversos municípios do território catarinense.  Em março 308 treinamentos serão oferecidos beneficiando cerca de 4.928 profissionais do meio rural. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.

CURSOS EM MARÇO

Na região Norte ocorrerá o curso de culinária de peixes e frutos do mar em Barra Velha nos dias 05 e 06. O treinamento de aproveitamento integral de alimentos será promovido nos dias 06 e 07 em Itaiópolis. Nos dias 08 e 09 o município de Campo Alegre terá a capacitação em operação e manutenção de roçadeiras. Canoinhas receberá nos dias 12 e 13 a qualificação em fruticultura básica. O curso de comercialização na propriedade rural será desenvolvido em Joinville nos dias 13 e 14. O município de Itaiópolis também contará com a capacitação em conservação do solo na fumicultura.

Para a região do Vale do Itajaí está previsto o treinamento de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos em Chapadão do Lageado no período de 06 a 08. A qualificação em operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas ocorrerá em Imbuía de 12 a 14. O município de Pouso Redondo terá nos dias 15 e 16 o curso de operação e manutenção de roçadeira. Nos dias 20 e 21 será realizado em Jaraguá do Sul a capacitação em formas associativas no meio rural. O treinamento em produção caseira de massas para congelamento será promovido nos dias 22 e 23 em Garuva. Nos dias 26 e 27 o município de Guaramirim terá a capacitação em derivados do leite.

Entre as qualificações previstas para a região Sul está a de aplicações, manejo e fertirrigação de irrigação nos dias 05 e 06. O município de Araranguá terá no período de 12 a 16 o curso de rédeas. O treinamento em emissão de Guia de Trânsito Animal (e-GTA) ocorrerá em Braço do Norte no dia 19. Nos dias 20 e 21 ocorre, respectivamente, nos municípios de Passo de Torres e Sangão as capacitações em conservas de frutas, hortaliças e temperos e formas associativas no meio rural. Laguna terá nos dias 22 e 23 o curso de turismo rural ? identificação e seleção de oportunidades de negócios.

Na Serra Catarinense será promovida a capacitação em inseminação artificial de bovinos no período de 05 a 08. A qualificação em turismo rural ? acolhida no meio rural ocorrerá em Bom Retiro nos dias 06 e 07.  O município de Cerro Negro terá nos dias 07 e 08 o curso de criação de abelha rainha. Nos mesmos dias também será desenvolvido o treinamento em beneficiamento e conservação de pescado em Correia Pinto. A capacitação em derivados de leite acontecerá em Bocaina do Sul nos dias 22 e 23. Nos dias 28 e 29 Alfredo Wagner terá a qualificação em controle agroecológico de pragas e doenças.

No Meio Oeste será desenvolvido o curso de artesanato em tear com lã de ovelha no período de 05 a 08 em Água Doce. As capacitações em produção caseira de pães e biscoitos e artesanato com fibras naturais ocorrerá, respectivamente, nos municípios de Treze Tílias e Vargem Bonita. Nos dias 22 e 23 o município de Caçador receberá o treinamento de empreendedorismo rural. Nos dias 26 e 27, respectivamente, serão realizados os cursos de operação e manutenção de roçadeira em Catanduvas e educação ambiental em Lebon Régis.

Na região Oeste acontecerá o treinamento em processamento de carne suína nos dias 06 e 07 em Guatambu. No município de Itá será promovida a qualificação em artesanato de crochê e tricô no período de 05 a 09. A capacitação em emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural está prevista para o dia 08 em Quilombo. No dia 13 o município de Faxinal dos Guedes terá o curso de fluxo de caixa da atividade rural. O município de Arabutã terá nos dias 13 e 14 o treinamento em criação de abelha rainha. Nos dias 21 e 22 será promovido em São Domingos o curso de processamento de carne de frango.

Para as qualificações do Extremo Oeste está prevista a de confeitaria nos dias 05 e 06 em São Lourenço do Oeste. Nos dias 06 e 07 será realizado em Dionísio Cerqueira o curso de criação de bezerras e novilhas. O treinamento em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias ocorrerá em São Miguel do Oeste nos dias 07 e 08. O município de Riqueza terá nos dias 08 e 09 a capacitação em manejo de colmeia. Nos dias 13 e 14 Iporã do Oeste contará com o curso de processamento de carne suína. O treinamento em conservas de frutas, hortaliças e temperos está previsto para os dias 20 e 21 em Iraceminha.

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC)


crédito da imagem:  www.senar.org.br 


Notícias relacionadas

REGIÃO SUL

Precipitações climáticas sustentam dias mais secos na região Sul do País

Feijão Carioca e preto - Mercado bem ofertado com padrões variadas, desaceleram com mais rapidez o preço da leguminosa em toda o País.

Safra - 2º Plantio de feijão carioca, preto e cores- Região Sul

Análise e tendências do mercado do feijão

Análise do Mercado: Perspectivas e tendências futuras

Monitoramento semanal das condições das lavouras

Primeira de Feijão carioca e cores

Previsões com chuvas, melhora a expectativa do setor produtivo

Último levantamento de primeira safra nas regiões: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste - Feijão: Preto e cores

Primeira safra - Região Sul e Sudeste

NOTÍCIAS DO CAMPO

Lavouras Sudoeste paulistas - colheitas paralisadas

Condições da primeira safra - feijão preto, carioca e cores

Lavouras de sequeiro de Feijão no Brasil: Desafios e Perspectivas

Primeira safra dos feijões cores e pretos: Perspectivas em meio ao fenômeno El Niño

Terceira safra de feijão - encerramento de colheita

Terceira de feijão cores - Progresso da safra

PERSPECTIVAS DO MERCADO DE FEIJÃO: TENDÊNCIAS E PREÇOS

Análise do Mercado de Feijão: Tendências e Preços no Nordeste e em regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste