Notícias

Produção de feijão-preto deverá superar consumo interno

Neste ano, a produção brasileira de feijão-preto deverá superar pela primeira vez o consumo interno. Enquanto a demanda pelo produto é de cerca de 520 mil toneladas, a colheita na safra 2021/22 está estimada em 619,3 mil t, uma diferença de aproximadamente 100 mil t. É o mostra a edição mais recente do Boletim AgroConab, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última sexta-feira (27).


A maior parte do feijão-preto no país é cultivada nas duas primeiras safras, sendo que 70% da produção total se concentra no Paraná. ?Com os preços de mercado mais atrativos para os produtores no começo do ano, quando comparado com a variedade cores, houve uma inversão de comportamento entre os produtores paranaenses neste ano?, diz o diretor de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas da Conab, Sergio DeZen.

No Paraná, acrescenta DeZen, o cultivo é majoritariamente de carioca na segunda safra. ?No entanto, na atual safra a escolha pelo feijão-preto foi preponderante nas duas primeiras safras do estado.?

Apesar do início da entrada da segunda safra do produto, os preços seguem em patamares elevados no período, para o feijão-carioca. Isso é explicado pela indefinição da safra paranaense, devido às condições climáticas. ?Ainda podemos ter novas surpresas, caso haja um volume intenso de chuvas durante a colheita da leguminosa?, assinala o superintendente de Estudos de Mercado e Gestão da Oferta da Companhia, Allan Silveira.

Impacto na demanda

 

Já para o feijão-preto, o aumento na produção também impacta na demanda. Com maior oferta no mercado, as cotações do feijão-preto, após a alta observada em janeiro, estão em queda, fazendo com que este seja um dos fatores de escolha para o consumidor, o que limita a valorização do carioca, variedade mais consumida pelos brasileiros.

?O feijão-preto possibilita um período de estocagem maior, quando comparado com o carioca, o que permite ao produtor ter mais tempo para a comercialização do produto?, reforça João Ruas, analista de mercado da Conab.

Segundo as estimativas da Conab, a produção total de feijão (incluindo as variedades cores, preto e caupi) deverá atingir 3,1 milhões de toneladas, enquanto o consumo interno é estimado em 2,85 milhões de toneladas.

 

Fonte: https://www.conab.gov.br/info-agro/analises-do-mercado-agropecuario-e-extrativista/analises-do-mercado/historico-mensal-de-agroconab

Crédito da Imagem: https://agroemdia.com.br/

 


Notícias relacionadas

Precipitações climáticas sustentam dias mais secos na região Sul do País

Feijão Carioca e preto - Mercado bem ofertado com padrões variadas, desaceleram com mais rapidez o preço da leguminosa em toda o País.

Safra - 2º Plantio de feijão carioca, preto e cores- Região Sul

Análise e tendências do mercado do feijão

Análise do Mercado: Perspectivas e tendências futuras

Monitoramento semanal das condições das lavouras

Primeira de Feijão carioca e cores

Previsões com chuvas, melhora a expectativa do setor produtivo

Último levantamento de primeira safra nas regiões: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste - Feijão: Preto e cores

Primeira safra - Região Sul e Sudeste

NOTÍCIAS DO CAMPO

Lavouras Sudoeste paulistas - colheitas paralisadas

Condições da primeira safra - feijão preto, carioca e cores

Lavouras de sequeiro de Feijão no Brasil: Desafios e Perspectivas

Primeira safra dos feijões cores e pretos: Perspectivas em meio ao fenômeno El Niño

Terceira safra de feijão - encerramento de colheita

Terceira de feijão cores - Progresso da safra

PERSPECTIVAS DO MERCADO DE FEIJÃO: TENDÊNCIAS E PREÇOS

Análise do Mercado de Feijão: Tendências e Preços no Nordeste e em regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Condições gerais da 3ª. Safra de feijão cores, Caupi e preto