Notícias
Paraná - Condições de tempo e cultivo, nas lavoras de feijão
A colheita de feijão evoluiu, mas as condições das lavouras colhidas não eram ideais e muitas lavouras a campo começaram a apresentar problemas.
Nesta última semana a colheita chegou a 34% da área estimada em 402 mil hectares, um avanço de 18 pontos percentuais sobre os 16% identificados na semana anterior.
Esta colheita aconteceu principalmente na região Sudoeste, maior região produtora e uma das únicas regiões paranaenses onde foi registrado excesso de chuvas nas últimas semanas. Essas precipitações excessivas têm gerado brotamento de grãos ainda nas vagens e prejudicado, especialmente, a qualidade do produto obtido.
Em relação às lavouras que ainda estão a campo, as condições pioraram bastante depois da estimativa de safra referente a abril. Na semana de divulgação da estimativa, 72% das lavouras apresentavam condições boas, enquanto 22% médias e 6% ruins, com potencial de gerar uma safra de 774 mil toneladas.
Atualmente, as lavouras boas recuaram para 58%, e as médias e ruins correspondem a 28% e 14% da área, respectivamente. Essa piora registrada diz respeito tanto às doenças ocasionadas pelo calor e umidade, como em relação à infestação de mosca branca, especialmente em municípios mais quentes.
Fonte: Deral ? Departamento de economia Rural
Eng. Agrônomo C. Hugo W. Godinho
Notícias relacionadas
Feijão carioca extra desaparece do mercado e compradores seguem cautelosos.
Feijão carioca extra escasso, mercado segue travado e demanda continua cautelosa
BOLETIM INFORMATIVO DO FEIJÃO PREGÃO - 15 de junho de 2026
Mercado de feijão abre a semana com cautela: poucas ofertas, testes de preços e demanda retraída
Resumo da Semana
A semana foi marcada por um mercado mais travado, com redução no volume de negociações e postura cautelosa por parte dos agentes.
ALERTA CLIMÁTICO E DE MERCADO | JUNHO 2026
Clima trava oferta e sustenta mercado do feijão carioca no Brasil
Boletim Informativo do Feijão Terça-feira| 20 de janeiro de 2026
Feijão Preto: Safra Reduzida Pressiona Preços para Cima no Paraná
Oferta controlada segura mercado do feijão, mas negociações seguem lentas
O mês de agosto encerra com os preços firme.