Notícias

PARANÁ ? Colheita de feijão 2ª safra está praticamente finalizada

O Paraná é principal produtor de feijão segunda safra, sendo que 98% das lavouras paranaenses já foram colhidas.


É o que mostra o Progresso de Safra publicado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Já para o milho, a aérea colhida chega a 10% na segunda safra. O cereal também apresenta uma boa recuperação na produtividade, saindo de 2.591 quilos por hectare para 5.812 quilos por hectare. Aliado a melhora no desempenho das lavouras, também é verificado uma maior área plantada da cultura chegando a 2,7 milhões de hectares. Diante desse cenário, a produção para o Paraná está estimada em 15,8 milhões de toneladas.

No último mês, as condições climáticas foram favoráveis, com chuvas abrangendo todo o estado do Paraná. Exceção fica para o norte do estado, onde foi registrada menor incidência de chuvas e baixa na disponibilidade da água no solo. Apesar da ocorrência de geadas em algumas regiões produtoras, principalmente nas regiões da metade-sul, os eventos foram de intensidade baixa a média, em locais pontuais, geralmente em fundos de vales, o que não trouxe grandes impactos para a produção.

O clima favorável também beneficiou os plantios das lavouras de inverno. Principal cultura cultivada no período, o trigo já tem 96% da sua área plantada, estando em boas condições. Nesta safra, a expectativa é que a produção do cereal chegue a 3,88 milhões de toneladas, aumento de 21,1% se comparada com a safra passada acompanhando a melhora na produtividade.

Os dados completos sobre as culturas cultivadas no Paraná e nos demais estados do país podem ser acessados no 10º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022. Já as informações sobre o andamento de plantio e colheita das principais culturas podem ser encontradas no Progresso de Safra.

 

 

Fonte: Conab (Companhia Nacional de Abastecimento)

Credito da imagem: 


Notícias relacionadas

O mercado está mostrando mais do que aparece na Bolsa. O que mudou ao longo da semana ? e o que pode estar sendo desenhado para os próximos dias? A análise completa já está no site. Vem acompanhar.

Feijão: o preço é importante, mas o que está por trás dele?

 R$ 340 entra no jogo e o mercado começa a testar novos patamares

ANÁLISE SEMANAL

O PREÇO SUBIU. MAS O MERCADO MUDOU DE PATAMAR?

FEIJÃO CARIOCA: UMA SEMANA DE POUCOS NEGÓCIOS, MAS MUITA INFORMAÇÃO

SEGUNDA-FEIRA SERÁ O PRIMEIRO TESTE DEPOIS DE UMA SEMANA DE PREÇOS MAIS FIRMES

A TERCEIRA SAFRA VEIO FORTE. MAS O PRODUTOR NÃO ENTREGOU O JOGO.

O PRODUTOR SEGURou. E O MERCADO COMEÇOU A RESPONDER.

FEIJÃO PRETO ? O mercado está ferido, mas ainda tem tempo

Análise Semanal - Mercado de Feijão

ANÁLISE DE MERCADO: Feijão Preto - Fim de Julho de 2026

A queda perdeu força? Feijão carioca encerra semana com dois dias de estabilidade e compradores voltam ao balcão?

*Leitura Estratégica da Cadeia do Feijão* *Após os ajustes de preços, cada elo busca reposicionamento no mercado*

Feijão Carioca: Mercado Sinaliza Formação de Piso Após Sequência de Quedas

A terceira safra vai derrubar os preços?

Mercado do feijão segue travado: compradores abastecidos limitam negócios, enquanto preços do carioca continuam sustentados.

Feijão Extra ganha força, preços avançam e corretores elevam pedidas em busca de novos patamares

Pregão do feijão termina sem compradores e mercado aposta as fichas no pós-pregão

Mercado travado: compradores ausentes, vendas lentas e especulação em torno dos extras.