Notícias

Lavouras de sequeiro de Feijão no Brasil: Desafios e Perspectivas

PARANÁ Safra de Sequeiro - Primeira Atualização


 

O estado do Paraná enfrenta desafios significativos no início desta safra de feijão devido às chuvas contínuas que interromperam inclusive o andamento do plantio. Até o momento, 80% da área prevista foi plantada, mas a maioria das lavouras está na fase vegetativa.

O Departamento de Economia Rural (DERAL) observa que, embora as condições das lavouras sejam boas, é essencial realizar uma avaliação pós-chuvas para entender o impacto real.

 

No entanto, o excesso de chuvas, as baixas temperaturas e a falta de luminosidade criam um cenário preocupante. Essas condições adversas aumentam a probabilidade de doenças e perdas nas lavouras. De acordo com meteorologistas do climatempo.com.br, as chuvas devem persistir até o final da primeira quinzena de novembro, colocando em risco o sucesso deste primeiro plantio. A área plantada está estimada em 111,4 mil hectares, mas algumas áreas ainda precisam ser concluídas. O DERAL planeja realizar uma avaliação detalhada após as chuvas para quantificar, e se houve as perdas com precisão.

 

Lavouras de Sequeiro - Minas Gerais e Goiás

 

Minas Gerais e Goiás aguardam ansiosamente pela chegada das chuvas, especialmente nas regiões que ainda não receberam precipitação. As previsões indicam que as chuvas são esperadas ainda esta semana, favorecendo períodos chuvosos ao longo da primeira quinzena de novembro.

 

A chegada das chuvas será fundamental para o preparo adequado do solo e a semeadura das sementes. No entanto, os produtores nesses estados têm se adaptado ao longo dos anos, muitos deles utilizando sistemas de irrigação sob pivô para garantir um suprimento de água estável. Caso as chuvas naturais não sejam suficientes, estão preparados para implementar irrigação complementar para manter suas lavouras saudáveis.

 

São Paulo

 

Em São Paulo, o plantio está progredindo de maneira intensa, com aproximadamente 80% da área total já semeada. As regiões de Paranapanema, Avaré, Itapeva e Itaí são os principais focos de cultivo. As condições gerais das lavouras implantadas são muito promissoras, apesar dos desafios enfrentados em outras regiões do país.

 

Fontes: Conab ? Companhia Nacional de Abastecimento, Deral (Departamento de Economia Rural).

 

Este texto fornece uma visão detalhada sobre a situação das lavouras de feijão em diferentes estados brasileiros, destacando os desafios enfrentados devido às condições climáticas adversas e as medidas que os produtores estão tomando para proteger suas colheitas.

 

 

Negócios & Mercado

 


Notícias relacionadas

REGIÃO SUL

Precipitações climáticas sustentam dias mais secos na região Sul do País

Feijão Carioca e preto - Mercado bem ofertado com padrões variadas, desaceleram com mais rapidez o preço da leguminosa em toda o País.

Safra - 2º Plantio de feijão carioca, preto e cores- Região Sul

Análise e tendências do mercado do feijão

Análise do Mercado: Perspectivas e tendências futuras

Monitoramento semanal das condições das lavouras

Primeira de Feijão carioca e cores

Previsões com chuvas, melhora a expectativa do setor produtivo

Último levantamento de primeira safra nas regiões: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste - Feijão: Preto e cores

Primeira safra - Região Sul e Sudeste

NOTÍCIAS DO CAMPO

Lavouras Sudoeste paulistas - colheitas paralisadas

Condições da primeira safra - feijão preto, carioca e cores

Primeira safra dos feijões cores e pretos: Perspectivas em meio ao fenômeno El Niño

Terceira safra de feijão - encerramento de colheita

Terceira de feijão cores - Progresso da safra

PERSPECTIVAS DO MERCADO DE FEIJÃO: TENDÊNCIAS E PREÇOS

Análise do Mercado de Feijão: Tendências e Preços no Nordeste e em regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Condições gerais da 3ª. Safra de feijão cores, Caupi e preto