Notícias

IBGE: safra de feijão será superior a 3 milhões de toneladas

Estados com maior participação são Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás


A estimativa da produção de feijão, considerando-se as três safras, foi de 3,1 milhões de toneladas, aumento de 4,2% em relação ao terceiro prognóstico divulgado pelo IBGE. A estimativa da área a ser colhida foi reduzida em 0,7%, mas, o rendimento médio, deve ficar 5,0% maior. Nesta avaliação, os estados com maior participação na estimativa de produção da safra foram Paraná (23,2%), Minas Gerais (17,1%), Mato Grosso (10,9%) e Goiás (10,6%).

 

A 1ª safra de feijão foi estimada em 1,2 milhão de toneladas, declínio de 6,4% frente à estimativa do terceiro prognóstico. A estimativa da área a ser colhida aumentou 0,7%, enquanto o rendimento médio foi estimado com queda de 7,1%. Com relação à estimativa da produção, os destaques negativos couberam ao Paraná, com redução de 31,1% e a Santa Catarina, com declínio de 16,8%. Esses estados sofreram com a falta de chuvas durante o ciclo da cultura, que é muito sensível as condições climáticas. Os destaques positivos foram para Mato Grosso, com crescimento de 23,9% e para o Distrito Federal, 60,0%. Essa 1ª safra representa 39,1% do total de feijão produzido no país.

A 2ª safra de feijão foi estimada em 1,3 milhão de toneladas, um aumento de 20,0% frente à estimativa do terceiro prognóstico. Houve aumento de 23,2% na estimativa do rendimento médio e redução de 2,5% na estimativa da área a ser colhida. No Paraná, a estimativa da produção apresenta um crescimento de 81,7% em relação ao mês anterior, expectativa igual para o comparativo anual, com muitos produtores que tiveram prejuízo com a safra de verão, em virtude da estiagem, devendo investir mais na cultura, visando à recuperação de parte desses prejuízos. Em Mato Grosso, a estimativa da produção apresentou um declínio mensal de 9,8%, em decorrência, principalmente da redução da área de plantio (-11,6%).

Com relação à 3ª safra de feijão, a estimativa de produção foi de 583,3 mil toneladas, declínio de 1,4% frente à estimativa do terceiro prognóstico, em decorrência da redução de 1,4% na estimativa da área a ser colhida.  Dos nove estados com informação para a 3ª safra de feijão, sete mantiveram as estimativas do último levantamento. Houve declínio de 5,1% na estimativa da produção de Mato Grosso e crescimento de 0,2% no Tocantins.

 

Fonte: Agrolink

Dados do IBGE

Créditos da imagem: Agrolink

 


Notícias relacionadas

REGIÃO SUL

Precipitações climáticas sustentam dias mais secos na região Sul do País

Feijão Carioca e preto - Mercado bem ofertado com padrões variadas, desaceleram com mais rapidez o preço da leguminosa em toda o País.

Safra - 2º Plantio de feijão carioca, preto e cores- Região Sul

Análise e tendências do mercado do feijão

Análise do Mercado: Perspectivas e tendências futuras

Monitoramento semanal das condições das lavouras

Primeira de Feijão carioca e cores

Previsões com chuvas, melhora a expectativa do setor produtivo

Último levantamento de primeira safra nas regiões: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste - Feijão: Preto e cores

Primeira safra - Região Sul e Sudeste

NOTÍCIAS DO CAMPO

Lavouras Sudoeste paulistas - colheitas paralisadas

Condições da primeira safra - feijão preto, carioca e cores

Lavouras de sequeiro de Feijão no Brasil: Desafios e Perspectivas

Primeira safra dos feijões cores e pretos: Perspectivas em meio ao fenômeno El Niño

Terceira safra de feijão - encerramento de colheita

Terceira de feijão cores - Progresso da safra

PERSPECTIVAS DO MERCADO DE FEIJÃO: TENDÊNCIAS E PREÇOS

Análise do Mercado de Feijão: Tendências e Preços no Nordeste e em regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste