Notícias

Dia de campo comprova produção sustentável de grãos na propriedade pioneira em Plantio Direto no Oeste de SC

Um dia de campo na propriedade pioneira na implantação do Sistema Plantio Direto no Oeste Catarinense mostrou não apenas a viabilidade, mas principalmente as vantagens da produção sustentável de grãos


Um dia de campo na propriedade pioneira na implantação do Sistema Plantio Direto no Oeste Catarinense mostrou não apenas a viabilidade, mas principalmente as vantagens da produção sustentável de grãos: a família Alessio, em Faxinal dos Guedes, tem hoje um custo de produção 20% menor comparada às propriedades da região, com produtividade igual ou superior. O evento foi no dia 4 de agosto e reuniu cerca de 200 pessoas da região para tratar de temas como agricultura regenerativa, biologia do solo, conservação de solo e água, e manejo sustentável de pragas e doenças.

 

Segundo o extensionista rural da regional de Epagri em Xanxerê, engenheiro-agrônomo Marcelo Basssani, esses índices foram possíveis porque a propriedade tem solo com excelente qualidade química, física e biológica. ?O uso de plantas de cobertura permite que o solo esteja coberto o ano todo, o que evita erosão e degradação do solo, além de garantir grande com diversidade de fauna e flora.  Pesquisas na propriedade apontam locais com 6% de matéria orgânica, ou seja, uma excelente fração orgânica composta por resíduos vegetais, animais, compostos microbianos e húmus, o que promove uma fertilidade acima da média?, explica Marcelo.

 

No evento os Alessio também mostraram como o monitoramento de pragas e doenças resultou na redução da aplicação de produtos químicos. ?Enquanto a família fez uma aplicação de fungicida, por exemplo, as propriedades da região fizeram três?, ressalta Marcelo. Sem contar o uso de equipamentos como rolo-faca para evitar o uso de herbicidas e o desequilíbrio da biota do solo. ?Tudo isso é incremento de renda no bolso do agricultor e é responsável por manter os índices de sustentabilidade ao longo dos anos?, diz o extensionista.

 

A Fazenda Banhado Verde é unidade de referência técnica da Epagri na produção sustentável de soja, milho e trigo e é acompanhada pelo extensionista do município Maico Pergher, responsável por organizar o dia de campo, juntamente com a família, com a auxiliar administrativo Maria Rita Trevisan Angonese e a equipe de Grãos da UGT1 da Epagri.

 

No vídeo a seguir, conheça mais sobre o sistema Plantio Direto, uma tecnologia que reduz custos de produção, melhora a propriedade e preserva os recursos naturais.


Fonte:  FEBRAPDP

Crédito da imagem:   FEBRAPDP

 


Notícias relacionadas

Precipitações climáticas sustentam dias mais secos na região Sul do País

Feijão Carioca e preto - Mercado bem ofertado com padrões variadas, desaceleram com mais rapidez o preço da leguminosa em toda o País.

Safra - 2º Plantio de feijão carioca, preto e cores- Região Sul

Análise e tendências do mercado do feijão

Análise do Mercado: Perspectivas e tendências futuras

Monitoramento semanal das condições das lavouras

Primeira de Feijão carioca e cores

Previsões com chuvas, melhora a expectativa do setor produtivo

Último levantamento de primeira safra nas regiões: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste - Feijão: Preto e cores

Primeira safra - Região Sul e Sudeste

NOTÍCIAS DO CAMPO

Lavouras Sudoeste paulistas - colheitas paralisadas

Condições da primeira safra - feijão preto, carioca e cores

Lavouras de sequeiro de Feijão no Brasil: Desafios e Perspectivas

Primeira safra dos feijões cores e pretos: Perspectivas em meio ao fenômeno El Niño

Terceira safra de feijão - encerramento de colheita

Terceira de feijão cores - Progresso da safra

PERSPECTIVAS DO MERCADO DE FEIJÃO: TENDÊNCIAS E PREÇOS

Análise do Mercado de Feijão: Tendências e Preços no Nordeste e em regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Condições gerais da 3ª. Safra de feijão cores, Caupi e preto