Notícias
Definidas as ações do Plano de Controle de Resíduos e Contaminantes
a informação sobre o que está sendo consumido, a redução do risco de contaminação e maior controle nos produtos importados.
Definidas as ações do Plano de Controle de Resíduos e Contaminantes
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou na segunda-feira (18/12) a Instrução Normativa nº 48, estabelecendo o programa de amostragem do Plano Nacional de Controle de Resíduos e de Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRC/Vegetal) para 2018.
O objetivo do PNCRC é garantir a segurança e inocuidade dos alimentos para os consumidores. Os benefícios para a população são: a informação sobre o que está sendo consumido, a redução do risco de contaminação e maior controle nos produtos importados. Plano de Controle de Resíduos Segundo a Coordenadora Geral de Qualidade Vegetal do Departamento de Inspeção de Produtos Vegetais (Dipov), Fátima Parizzi, as novidades deste ano são a inclusão dos produtos vegetais orgânicos, além do vinho e suco de uva. Os orgânicos que serão analisados pelo (PNCRC/Vegetal) são: tomate, morango, alface, banana, cenoura, maçã, mamão, uva, pimentão e milho verde. O Ministério da Agricultura faz o planejamento anual do PNCRC/Vegetal, estruturado em subprogramas de coleta de amostras realizadas de janeiro a dezembro, incluindo produtos importados (trigo, arroz, batata, cebola, vinhos, castanha, amêndoa e pistache) e outros padronizados pelo Mapa (maçã, milho, arroz, feijão, soja e trigo). Para o monitoramento dos produtos serão coletadas 2.875 amostras. De orgânicos, serão 135 amostras e de importados 590. As análises serão feitas nos Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagros) e em mais outros quatro laboratórios privados credenciados. Os resultados da amostragem serão divulgados no Diário Oficial da União. Limites Máximos de Resíduos Os Limites Máximos de Resíduos (LMR) de agrotóxicos por produto de origem vegetal são aqueles definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou pelo Codex Alimentarius no caso dos produtos importados. A coordenadora alerta que se for constatada violação dos limites estabelecidos em um produto produzido no Brasil, será iniciado um processo de investigação. Se forem confirmadas irregularidades, o infrator será autuado e poderá ser multado. Produtos importados Para produtos importados, a ocorrência de violação resultará em emissão de notificação internacional para que as autoridades sanitárias do país exportador esclareçam a ocorrência de resíduos e contaminantes detectados. No caso de fraude, o produto poderá até ser banido do mercado. Conforme Fátima Parizzi, a maioria das não conformidades verificadas pelo programa ocorrem nas minor crops (pequenas culturas como alface, abobrinha, morango entre outras), geralmente ocasionadas pela falta de informação do produtor ou aplicação indevida, requerendo ações de educação sanitária aos produtores rurais, de maneira a complementar os procedimentos de controle oficial de responsabilidade do Mapa
Artigo original do site SF Agro | Farming Brasil: http://sfagro.uol.com.br/definidas-as-acoes-do-plano-de-controle-de-residuos-e-contaminantes/
Notícias relacionadas
Feijão carioca extra desaparece do mercado e compradores seguem cautelosos.
Feijão carioca extra escasso, mercado segue travado e demanda continua cautelosa
BOLETIM INFORMATIVO DO FEIJÃO PREGÃO - 15 de junho de 2026
Mercado de feijão abre a semana com cautela: poucas ofertas, testes de preços e demanda retraída
Resumo da Semana
A semana foi marcada por um mercado mais travado, com redução no volume de negociações e postura cautelosa por parte dos agentes.
ALERTA CLIMÁTICO E DE MERCADO | JUNHO 2026
Clima trava oferta e sustenta mercado do feijão carioca no Brasil
Boletim Informativo do Feijão Terça-feira| 20 de janeiro de 2026
Feijão Preto: Safra Reduzida Pressiona Preços para Cima no Paraná
Oferta controlada segura mercado do feijão, mas negociações seguem lentas
O mês de agosto encerra com os preços firme.