Notícias

Brasil ganha cultivares inéditas de feijão

Cultivares de feijão inéditas


As novas cultivares de feijão são duas de tegumento branco, três de coloração vermelha e uma de tegumento rajado arredondado. Inédita no Brasil, a cultivar IAC 2154 de tegumento branco e com grãos pequenos já atrai o interesse de algumas empresas para a fabricação de farinha de feijão branco, muito utilizada na culinária americana e também nacional. O grão de tegumento branco é conhecido no mercado internacional como feijão Navy Beans. 


Outra cultivar de feijão branco intenso e com poucas estrias é a IAC 2157. Seus grãos são bem pesados e em formato alongado e tubular. Essas características a qualificam para o mercado internacional. É conhecido como Alúbia, tipo muito cultivado na Argentina. "O IAC trabalha há anos no desenvolvimento de uma cultivar de tegumento Alúbia e tivemos êxito com a cultivar IAC 2157, que tem ciclo precoce e é muito produtiva", resume o pesquisador do IAC, Sérgio Augusto Morais Carbonell.


Com coloração vermelha, a IAC 2152 tem alto potencial produtivo, com grão pequeno, semelhante ao do feijão carioca, que é bem aceito pelo brasileiro. Esse tipo de feijão é conhecido no mercado internacional como small red. Essa cultivar poderá ser utilizada para práticas de exportação, mas sua principal destinação é o mercado interno. "As regiões que já consomem esse tipo de feijão são o litoral de Santa Catarina, Sul de Minas Gerais e Leste do estado do Rio de Janeiro", comenta Chiorato, pesquisador do IAC, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).


Outra de coloração vermelha é a IAC 2155, que tem excelente qualidade de grão. Conhecido como bolinha vermelho, esse tipo de grão é muito apreciado nos estados de Santa Catarina e Minas Gerais. "Também é muito comercializado a granel em mercados municipais e apresenta pequenos nichos de mercado", diz Chiorato.


A IAC 2156 tem coloração vermelha, com formato longo e tubular. Conhecido como Dark Red Kidney, é muito apreciado em países europeus. Porém, grande parte de todo o feijão exportado pelo Brasil referente a esse tipo de grão é proveniente de cultivares crioulas, adquiridas de outros países e sem registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de acordo com o cientista do IAC. 


Há tempos o Instituto Agronômico vinha trabalhando nesse tipo de grão e obteve sucesso com a IAC 2156 por apresentar excelente qualidade de grão, uniformidade na coloração vermelha, alta produtividade, resistência às principais doenças da cultura e ciclo precoce. "A cultivar já está em fase de produção, com interesse das principais empacotadoras nacionais. Está em andamento um trabalho para incentivar o consumo interno desse tipo de grão no Brasil", comenta Carbonell.


Com tegumento rajado arredondado tipo cranberry, a IAC 2153 é voltada principalmente para a exportação por ser muito apreciada na Europa. Ela apresenta alta produtividade, grãos pesados e calibre que corresponde a 170 grãos em uma amostra de 100 gramas, de acordo com Chiorato. A IAC 2153 foi desenvolvida para substituir a cultivar IAC Nuance, lançada em 2015, que foi a primeira cultivar de tegumento rajado tipo cranberry desenvolvida no Brasil.




Fonte: Agrolink.com.br

Credito da Imagem: midiarural.com.br


Notícias relacionadas

Safra de inverno ? Região Nordeste Região inicia a colheita nos próximos 10 ? 15 dias

Nordeste e a safra de inverno - Feijão Carioca, preto e cores

PARANÁ ? Colheita de feijão 2ª safra está praticamente finalizada

IBGE projeta safra recorde de 261,4 milhões de toneladas

OS PREÇOS MÍNIMOS PARA OS PRODUTOS DE VERÃO E REGIONAIS DA SAFRA 2022/2023 E 2023

Produtores trocam feijão carioca pelo preto

Combinação de microrganismos pode aumentar a produtividade do feijão em até 11%

IBGE prevê safra recorde de 263,0 milhões de toneladas. A estimativa de maio cresceu 0,6% em relação à anterior (261,5 milhões de toneladas)

Produção de feijão-preto deverá superar consumo interno

Chuva e frio estão chegando ? nas regiões com produção de feijão.

Chuva e frio estão chegando ? nas regiões com produção de feijão.

Nova frente fria pode traz chuva no Centro-Sul

Segunda safra do feijão está em fase de enchimento de grãos

Veja a previsão do tempo para segunda e terça-feira, nas regiões com produção de feijão em andamento.

Veja a previsão do tempo para segunda e terça-feira, nas regiões com produção de feijão em andamento.

NAVIOS COM 640 TONELADAS DE FERTILIZANTES CHEGAM AO PAÍS

Massa de ar polar chega ao país

Massa de ar polar chega ao país

Confira o clima nas regiões com plantio de feijão em andamento.

As chuvas poderão ser intensas entre o norte da região sul e litoral do sudeste