Notícias

Agricultores de Paty do Alferes participam de dia de campo sobre feijão-caupi


Cerca de 30 produtores rurais das proximidades de Paty do Alferes, município do centro-sul do Estado do Rio de Janeiro, participaram de um dia de campo especial sobre a cultura do feijão-caupi e seu potencial para a região. “O que nos motivou a fazer esse evento foi, primeiramente, apresentar essa cultura para agricultores locais, já que o caupi se desenvolve muito bem ali, apesar de ser uma região alta e não haver o costume de plantá-lo”, explica a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia Norma Rumjanek.

O agricultor Paulo Gustavo Lobo, proprietário de um sítio em Paty do Alferes, exemplifica perfeitamente a fala de Norma. Produtor de orgânicos, ele privilegia em sua propriedade o cultivo de hortaliças, batata-doce, açafrão, aipim, entre outras variedades comerciais. “Nunca trabalhei com feijão”, diz. Mas foi exatamente por isso que ele se interessou no evento. “Foi muito interessante porque fiquei entusiasmado em experimentar, especialmente para a recuperação do solo no uso como adubo verde. Vou fazer o teste, assim que a chuva der uma trégua”, revela.

A possibilidade de uso como adubo verde foi explicitada no Dia de Campo, quando foram demonstradas e distribuídas para os participantes sementes de duas variedades de feijão-caupi com potencial para produção de grãos e de massa vegetal para a adubação verde. “Uma delas, a variedade costelão, é coletada como grão verde, e a outra é um pouco semelhante ao feijão-fradinho, que o pessoal utiliza bastante aqui no Sudeste”, cita a pesquisadora. Ela também falou aos visitantes sobre fixação biológica de nitrogênio e inoculação de sementes, mostrando como é o processo e também como pode ser feita a partir de extrato de nódulos. 

 

Vera Fátima Martins, agricultora do Núcleo Acampar Orgânicos, de Paty do Alferes, diz que a maior parte de sua propriedade é usada para o cultivo de hortaliças – e também de algumas frutíferas para consumo próprio. Para ela, participar do dia de campo foi muito positivo para que ela e seu grupo pudessem experimentar uma nova possibilidade. “Já até plantei o caupi”, conta, entusiasmada. Segundo ela, foram feitos plantios dos dois tipos de sementes apresentados no dia de campo, parte inoculada e parte sem inoculação. “É um trecho pequeno para o cultivo, mas vamos poder observar o crescimento e a produtividade das plantas”, destaca.

O produtor rural Luiz Carlos Santos, sergipano que se instalou na cidade e lá mantém um sítio para produção de maracujá, aipim e algumas hortaliças, ainda não fez o plantio das sementes, mas diz que está ansioso para testar a inoculação. Ele já trabalhou com a cultura anteriormente e confirma que ali é área muito boa para seu desenvolvimento.  “Eu vim da terra do caupi e já plantei aqui, mas nunca tinha ouvido falar desse inoculante. Vou testar para ver se funciona mesmo”, conta.

O Dia de Campo teve a parceria da Pesagro-Rio, da Emater-Rio, do Instituto Cedro, do Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária (Idaco), da Associação de Agricultores Biológicos do Rio de Janeiro (Abio), do Programa Rio Rural e da Prefeitura de Paty do Alferes, tendo sido realizado na estação experimental da Pesagro-Rio em Avelar, distrito do município.

 

 

 


Notícias relacionadas

REGIÃO SUL

Precipitações climáticas sustentam dias mais secos na região Sul do País

Feijão Carioca e preto - Mercado bem ofertado com padrões variadas, desaceleram com mais rapidez o preço da leguminosa em toda o País.

Safra - 2º Plantio de feijão carioca, preto e cores- Região Sul

Análise e tendências do mercado do feijão

Análise do Mercado: Perspectivas e tendências futuras

Monitoramento semanal das condições das lavouras

Primeira de Feijão carioca e cores

Previsões com chuvas, melhora a expectativa do setor produtivo

Último levantamento de primeira safra nas regiões: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste - Feijão: Preto e cores

Primeira safra - Região Sul e Sudeste

NOTÍCIAS DO CAMPO

Lavouras Sudoeste paulistas - colheitas paralisadas

Condições da primeira safra - feijão preto, carioca e cores

Lavouras de sequeiro de Feijão no Brasil: Desafios e Perspectivas

Primeira safra dos feijões cores e pretos: Perspectivas em meio ao fenômeno El Niño

Terceira safra de feijão - encerramento de colheita

Terceira de feijão cores - Progresso da safra

PERSPECTIVAS DO MERCADO DE FEIJÃO: TENDÊNCIAS E PREÇOS

Análise do Mercado de Feijão: Tendências e Preços no Nordeste e em regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste