Notícias

Nordeste e a safra de inverno - Feijão Carioca, preto e cores

De acordo com o último levantamento da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), os estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe, estão com plantio em andamento e colheita prevista para a primeira quinzena de agosto.


Incentivo Governamental

 

Nos últimos anos o clima tem prejudicado as safras nordestinas do feijão na região Nordeste. A quebra expressiva e as doenças são os problemas mais comuns, tendo o excesso de chuvas como principal fator.

 

Essa realidade provocou desinteresse em alguns produtores, que este já há alguns anos, decidiram não plantar ou mesmo reduzir as áreas de plantio do feijão.

 

O foco tem sido para o plantio do milho, tendo em vista os incentivos governamentais por meio de empréstimos e distribuição de sementes. 

 

Estado da Bahia

 

Sertão:

 

Munícipios com plantios: Feira de Santana, Canudos, Euclides da Cunha, Itapicuru, Tucano, Cipó, Uauá, Adustina, Alagoinhas, Irará, Banzaê, Paripiranga, Santo Estevão, Jeremoabo, Dantas, Cicero Dantas, Sitio do Quinto, Fátima e Ribeira do Pombal.

 

Baixa Grande:

 

Municípios com plantios: Ipirá, Capela do Alto Alegre, Pé de Serra, Tapiramuta e Mairi. A previsão de colheita é a partir do mês de agosto.

 

As áreas ocupadas com feijão nesta safra de inverno chegaram a aproximadamente 190 mil hectares.

É importante lembrar que as lavouras do Nordeste, o plantio é bem diferente dos estados do centro Sul do País.   Sem investimentos tecnológicos, desde o processo de plantio e colheita, a produtividade são três menores.  Com uma produtividade de aproximadamente 10- 15 sacas por hectares. 

 

Em relação às chuvas, essas chegaram bem adiantadas. Nesse contexto, a região vem recebendo bons milímetros de água há pelo menos dois anos. 

 

São vários os municípios que estão com plantio em andamento. Desse modo, citamos apenas os mais representativos. 

 

 

Pernambuco

 

Agreste Meridional:

 

Municípios: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Buíque, Caetés, Alçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba,  Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirinha, Paranatama,  Pedro, Saloá,  São João, Terezinha, Tupanatinga e Venturosa.

 

Agreste Setentrional: Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobo, Passira, Salgadinho, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambuca, São Vicente Férrer, Surubim,  Taquaritinga do Norte,  Toritama, Vertente do Lério e Vertentes.

 

Pernambuco em relação aos demais estados do Nordeste foi o que mais recebeu períodos chuvosos, principalmente no início do plantio. Isso tem provocando inclusive perdas por excesso de água nas plantas. Consultados, alguns produtores afirmaram que replantaram e/ou estão replantado. 

 

As áreas com feijão carioca e cores são de aproximadamente 97 mil hectares. O predomínio maior de plantio continua sendo para o feijão preto.

 

Observamos que a região tem um solo bastante rico, mas para favorecer as plantações o clima deve ser compatível para o bom desenvolvimento das lavouras. Contudo, alguns problemas climáticos podem escalonar a colheita, que deve se entender até o mês de outubro. 

 

Já nos estados de Alagoas e Sergipe os plantios são menores, principalmente em Sergipe, que teve uma pequena área de aproximadamente 3.700 hectares que foram ocupados com feijão.

 

Em Alagoas as áreas estão ocupadas com feijão carioca e de cores, chegando a no máximo 32 mil hectares. 

 

Em resumo, por se tratar de uma safra de inverno, os períodos chuvosos devem continuar. Portanto, iremos acompanhar semana após semana o desenvolvimento dessas áreas. 

 

Obs: Dados fornecidos pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento).

 

 

 

Rose Almeida

Negócios & Mercado


Notícias relacionadas

Precipitações climáticas sustentam dias mais secos na região Sul do País

Feijão Carioca e preto - Mercado bem ofertado com padrões variadas, desaceleram com mais rapidez o preço da leguminosa em toda o País.

Safra - 2º Plantio de feijão carioca, preto e cores- Região Sul

Análise e tendências do mercado do feijão

Análise do Mercado: Perspectivas e tendências futuras

Monitoramento semanal das condições das lavouras

Primeira de Feijão carioca e cores

Previsões com chuvas, melhora a expectativa do setor produtivo

Último levantamento de primeira safra nas regiões: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste - Feijão: Preto e cores

Primeira safra - Região Sul e Sudeste

NOTÍCIAS DO CAMPO

Lavouras Sudoeste paulistas - colheitas paralisadas

Condições da primeira safra - feijão preto, carioca e cores

Lavouras de sequeiro de Feijão no Brasil: Desafios e Perspectivas

Primeira safra dos feijões cores e pretos: Perspectivas em meio ao fenômeno El Niño

Terceira safra de feijão - encerramento de colheita

Terceira de feijão cores - Progresso da safra

PERSPECTIVAS DO MERCADO DE FEIJÃO: TENDÊNCIAS E PREÇOS

Análise do Mercado de Feijão: Tendências e Preços no Nordeste e em regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Condições gerais da 3ª. Safra de feijão cores, Caupi e preto