Notícias

Feijão pode ser alternativa à soja na rotação

De acordo com a Arns Pesquisa e Consultoria, o feijão poderia se transformar em uma boa alternativa na rotação de cultura com a soja. Segundo os especialistas, para que a leguminosa seja uma opção viável no Rio Grande do Sul, no entanto, é necessário mais pesquisa e informações sobre esse cultivo e suas variedades no estado.


De acordo com a Arns Pesquisa e Consultoria, o feijão poderia se transformar em uma boa alternativa na rotação de cultura com a soja. Segundo os especialistas, para que a leguminosa seja uma opção viável no Rio Grande do Sul, no entanto, é necessário mais pesquisa e informações sobre esse cultivo e suas variedades no estado.

Em função desse campo de oportunidades em aberto, a Arns Pesquisa e Consultoria vai realizar no próximo dia 1º de Março o ?Tech Feijão?. Sediado na fazenda Três Marias, no município de em Bom Jesus (RS), o evento vai reunir centenas de expositores e produtores para conferir as novidades e produtos expostos nas parcelas experimentais da propriedade.

De acordo com a Arns, o Tech Feijão vai demonstrar variedades, adubação, inoculação, tratamento de sementes e fungicidas. A fabricante de insumos biológicos Simbiose é umas empresas que vai estar presente no evento, levando seu portfólio de proteção a sementes de feijão.

Outro destaque é o SulfaCal, um fertilizante granulado à base de sulfato de cálcio com macronutrientes de cálcio e enxofre solúveis. A engenheira agrônoma da Arns, Ingrid Arns, desenvolveu experimentos no feijão. Nas parcelas experimentais onde foi utilizado apenas o fertilizante MAP, o feijão rendeu 63 sacas por hectare. Já na parcela que utilizou somente SulfaCal, o número foi de 66 sacas/ha e o experimento onde foi utilizado o SulfaCal somado ao MAP, o resultado foi de 71 sacas/ha.

Para o diretor técnico e engenheiro agrônomo da SulGesso, Eduardo Silva e Silva, o resultado desse experimento pode ser comparado à cultura da soja, por serem leguminosas da mesma família. ?Os benefícios são bem parecidos, a diferença está nos ciclos e na quantidade que cada uma absorve e exporta de cálcio e enxofre por hectare?, explica Eduardo.

A região nordeste do Rio Grande do Sul, onde acontece o Tech Feijão, é a maior produtora da leguminosa do estado, com cerca de 30 mil hectares cultivados. O evento será aberto ao público a partir das 9 horas e se estende por toda a manhã. Para participar basta entrar em contato com a Arns Pesquisa e Consultoria, no fone: (54) 99921 2735.

Por: AGROLINK 

-Leonardo Gottems


Imagem: Negócios & Mercado


Notícias relacionadas

Mercado do feijão segue travado: compradores abastecidos limitam negócios, enquanto preços do carioca continuam sustentados.

Feijão Extra ganha força, preços avançam e corretores elevam pedidas em busca de novos patamares

Pregão do feijão termina sem compradores e mercado aposta as fichas no pós-pregão

Mercado travado: compradores ausentes, vendas lentas e especulação em torno dos extras.

Silêncio no pós-pregão intriga o mercado: o que os corretores sabem que ainda não foi dito?

Feijão carioca extra desaparece do mercado e compradores seguem cautelosos.

Escassez silenciosa:

BOLETIM INFORMATIVO DO FEIJÃO PREGÃO - 15 de junho de 2026

Resumo da Semana

ALERTA CLIMÁTICO E DE MERCADO | JUNHO 2026

Panorama Geral: A Realidade das Lavouras e o Braço de Ferro

Mercado de feijão opera em compasso de espera: especulação trava negócios e lavouras cedem no preço

Mercado de feijão inicia abril com cautela, preços nominas e negociações restritas

Varejo estocado trava cadeia do feijão e paralisa negociações entre empacotadoras e regiões produtoras

Feijão: Alta de Preços Reflete Restrição de Oferta, Não Aumento de Demanda

Boletim Informativo do Feijão Terça-feira| 20 de janeiro de 2026

Feijão Preto: Mercado sem Entusiasmo

Mercado de Feijão Carioca Recupera Preços com Redução de Ofertas e Entrada da Safra Paulista

Tendência de mercado

Oferta controlada segura mercado do feijão, mas negociações seguem lentas