Notícias

Condição do solo melhora desenvolvimento da lavoura no Sul

No Sul, assim como a última semana, esta será marcada pelo tempo firme e sem chuva, já que a presença de uma massa de ar polar impedirá a formação de nuvens carregadas.


por Marco Antônio Santos / Agrometeorologista 

 

Nesta semana, a previsão é de pancadas de chuva em grande parte das regiões produtoras do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pará e Rondônia. Já no Estado de São Paulo e no Paraná, a chuva cai de forma irregular.

 

A instabilidade irá beneficiar a elevação da umidade do solo e consequentemente o desenvolvimento das lavouras da 2ª safra no Centro-Oeste do país. Porém, no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a chuva continuará atrapalhando o pleno andamento da colheita da soja. Há relatos de perdas na qualidade dos grãos, por conta do excesso de umidade.

Na Região Sul a semana começa com tempo aberto, sem previsões para chuvas e temperaturas mínimas mais baixas. Com o registro de chuva neste final de semana, as condições do solo melhoraram bem ao desenvolvimento das lavouras.

 

Chuva nas lavouras

 

Nas áreas produtoras do centro-norte do Brasil, ao longo da semana, a chuva começa a diminuir a intensidade, mas sem previsão de cessar. As pancadas de chuva irregulares continuam de forma suficiente para manter uma condição relativamente satisfatória ao desenvolvimento das lavouras.

 

No Sul, assim como a última semana, esta será marcada pelo tempo firme e sem chuva, já que a presença de uma massa de ar polar impedirá a formação de nuvens carregadas.  No entanto, entre quinta-feira (19) e sexta (20), uma nova frente fria avança pela Região e organiza novas áreas de instabilidade, possibilitando chuva generalizada, entre sexta-feira (20) e domingo (22), sobre as regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul e São Paulo.

 

O desenvolvimento das lavouras se manterá favorável, enquanto a realização da colheita será afetada, mas nada que traga prejuízos para os produtores. Pode-se concluir que as condições meteorológicas, até o momento, estão sendo muito benéficas à produção agrícola do país, mas com pequenos problemas em algumas microrregiões e sem grande significância ao cenário nacional.

 

Fonte: www.climatempo.com.br

Créditos imagens:   www.climatempo.com.br



Notícias relacionadas

Precipitações climáticas sustentam dias mais secos na região Sul do País

Feijão Carioca e preto - Mercado bem ofertado com padrões variadas, desaceleram com mais rapidez o preço da leguminosa em toda o País.

Safra - 2º Plantio de feijão carioca, preto e cores- Região Sul

Análise e tendências do mercado do feijão

Análise do Mercado: Perspectivas e tendências futuras

Monitoramento semanal das condições das lavouras

Primeira de Feijão carioca e cores

Previsões com chuvas, melhora a expectativa do setor produtivo

Último levantamento de primeira safra nas regiões: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste - Feijão: Preto e cores

Primeira safra - Região Sul e Sudeste

NOTÍCIAS DO CAMPO

Lavouras Sudoeste paulistas - colheitas paralisadas

Condições da primeira safra - feijão preto, carioca e cores

Lavouras de sequeiro de Feijão no Brasil: Desafios e Perspectivas

Primeira safra dos feijões cores e pretos: Perspectivas em meio ao fenômeno El Niño

Terceira safra de feijão - encerramento de colheita

Terceira de feijão cores - Progresso da safra

PERSPECTIVAS DO MERCADO DE FEIJÃO: TENDÊNCIAS E PREÇOS

Análise do Mercado de Feijão: Tendências e Preços no Nordeste e em regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Condições gerais da 3ª. Safra de feijão cores, Caupi e preto