Notícias

Pesquisa busca identificar hábitos de consumo de arroz e de feijão na região metropolitana de Goiânia


Numa parceria entre Empresa Júnior da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás/CIPPAL, Universidade Federal de Goiás/UFG, Camil Alimentos, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás/CREA-GO e Embrapa Arroz e Feijão, foi realizada, no período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro de 2017, pesquisa piloto junto a consumidores de arroz e feijão na região metropolitana de Goiânia-GO. A pesquisa /diagnóstico ocorreu por meio da aplicação de questionário estruturado, visando identificar hábitos de consumo, percepção e conhecimento de valores nutricionais e funcionais desses alimentos.

O objetivo dessa fase foi verificar a necessidade de ajustes no questionário e procedimentos estatísticos para análises dos mesmos. Esse alinhamento é essencial para levar a cabo a proposta de realizar uma pesquisa nacional, tendo como prioridade os seguintes estados: Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins.

A pesquisa com consumidores nesses estados tem objetivo de subsidiar o direcionamento das atividades e peças publicitárias da campanha nacional para valorizar o consumo do arroz e feijão, por meio da divulgação customizada de seus aspectos nutricionais e funcionais, visando mantê-lo em níveis adequados na dieta da população brasileira. A referida campanha está sendo articulada por instituições participantes das Câmaras Setoriais das Cadeias Produtivas do Arroz e do Feijão, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

 

A realização da etapa de Goiânia foi possível, devido à parceria com o CREA-GO e CAMIL ALIMENTOS, que viabilizaram os trabalhos de campo, executados pela CIPPAL, sob a supervisão da Embrapa.Dois aspectos adicionais que merecem consideração nessa fase foram: acompanhamento do trabalho de campo por psicóloga da linha comportamental, que avaliou o modo de abordagem dos entrevistadores e a distribuição de brindes (uma sacola personalizada contendo os folders “Feijão a representação do povo brasileiro em forma de grãos” e “Arroz: Protagonista da mesa do brasileiro”, além de receitas a base de arroz e feijão e do calendário: “2017 vai ser diferente: ano da valorização do arroz e feijão”. O material distribuído contém mensagens valorizando os produtos.

As próximas etapas são: reunião com os entrevistadores, para avaliar as dificuldades, pontos positivos, sugestões e considerações da psicóloga, visando ao aperfeiçoamento nas novas etapas. Em seguida será realizada a tabulação e análise dos dados, apresentação dos resultados em seminário no CREA-GO e avaliação final da metodologia desenvolvida. Após, será feita uma apresentação dos resultados para as Câmaras do Arroz e Feijão e apresentação de proposta para execução da pesquisa nos demais estados.

 

Agrolink com informações de assessoria


Notícias relacionadas

REGIÃO SUL

Precipitações climáticas sustentam dias mais secos na região Sul do País

Feijão Carioca e preto - Mercado bem ofertado com padrões variadas, desaceleram com mais rapidez o preço da leguminosa em toda o País.

Safra - 2º Plantio de feijão carioca, preto e cores- Região Sul

Análise e tendências do mercado do feijão

Análise do Mercado: Perspectivas e tendências futuras

Monitoramento semanal das condições das lavouras

Primeira de Feijão carioca e cores

Previsões com chuvas, melhora a expectativa do setor produtivo

Último levantamento de primeira safra nas regiões: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste - Feijão: Preto e cores

Primeira safra - Região Sul e Sudeste

NOTÍCIAS DO CAMPO

Lavouras Sudoeste paulistas - colheitas paralisadas

Condições da primeira safra - feijão preto, carioca e cores

Lavouras de sequeiro de Feijão no Brasil: Desafios e Perspectivas

Primeira safra dos feijões cores e pretos: Perspectivas em meio ao fenômeno El Niño

Terceira safra de feijão - encerramento de colheita

Terceira de feijão cores - Progresso da safra

PERSPECTIVAS DO MERCADO DE FEIJÃO: TENDÊNCIAS E PREÇOS

Análise do Mercado de Feijão: Tendências e Preços no Nordeste e em regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste