Notícias

Pesquisa busca identificar hábitos de consumo de arroz e de feijão na região metropolitana de Goiânia


Numa parceria entre Empresa Júnior da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás/CIPPAL, Universidade Federal de Goiás/UFG, Camil Alimentos, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás/CREA-GO e Embrapa Arroz e Feijão, foi realizada, no período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro de 2017, pesquisa piloto junto a consumidores de arroz e feijão na região metropolitana de Goiânia-GO. A pesquisa /diagnóstico ocorreu por meio da aplicação de questionário estruturado, visando identificar hábitos de consumo, percepção e conhecimento de valores nutricionais e funcionais desses alimentos.

O objetivo dessa fase foi verificar a necessidade de ajustes no questionário e procedimentos estatísticos para análises dos mesmos. Esse alinhamento é essencial para levar a cabo a proposta de realizar uma pesquisa nacional, tendo como prioridade os seguintes estados: Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins.

A pesquisa com consumidores nesses estados tem objetivo de subsidiar o direcionamento das atividades e peças publicitárias da campanha nacional para valorizar o consumo do arroz e feijão, por meio da divulgação customizada de seus aspectos nutricionais e funcionais, visando mantê-lo em níveis adequados na dieta da população brasileira. A referida campanha está sendo articulada por instituições participantes das Câmaras Setoriais das Cadeias Produtivas do Arroz e do Feijão, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

 

A realização da etapa de Goiânia foi possível, devido à parceria com o CREA-GO e CAMIL ALIMENTOS, que viabilizaram os trabalhos de campo, executados pela CIPPAL, sob a supervisão da Embrapa.Dois aspectos adicionais que merecem consideração nessa fase foram: acompanhamento do trabalho de campo por psicóloga da linha comportamental, que avaliou o modo de abordagem dos entrevistadores e a distribuição de brindes (uma sacola personalizada contendo os folders “Feijão a representação do povo brasileiro em forma de grãos” e “Arroz: Protagonista da mesa do brasileiro”, além de receitas a base de arroz e feijão e do calendário: “2017 vai ser diferente: ano da valorização do arroz e feijão”. O material distribuído contém mensagens valorizando os produtos.

As próximas etapas são: reunião com os entrevistadores, para avaliar as dificuldades, pontos positivos, sugestões e considerações da psicóloga, visando ao aperfeiçoamento nas novas etapas. Em seguida será realizada a tabulação e análise dos dados, apresentação dos resultados em seminário no CREA-GO e avaliação final da metodologia desenvolvida. Após, será feita uma apresentação dos resultados para as Câmaras do Arroz e Feijão e apresentação de proposta para execução da pesquisa nos demais estados.

 

Agrolink com informações de assessoria


Notícias relacionadas

Tendência de mercado

Oferta controlada segura mercado do feijão, mas negociações seguem lentas

Boletim Informativo do Feijão Informativo 02 ? Pós Pregão Sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Feijão preto segue com preços estagnados mesmo após o fim da colheita

Pressão nas lavouras e no Brás revela mercado travado e com tendência de novas baixas

 Mercado do Feijão: semana encerra com preços nominais e expectativa de estabilidade na próxima rodada

- Paraná Segunda safra de feijão carioca, preto e cores

 Feijão carioca estagnado, feijão preto em alerta e previsão de clima desafia colheitas

Boletim Informativo do Feijão Informativo 02 Pregão Quarta-feira, 08 de janeiro de 2025

Situação de vendas no pós-pregão:

Perspectivas de Preços e Ofertas para o Primeiro Bimestre de 2025

A área da primeira safra de feijão foi reavaliada em novembro para 167,5 mil hectares, um aumento de 55% sobre os plantados na primeira safra de feijão do ciclo anterior (107,8 mil hectares).

FEIJÃO PRIMEIRA SAFRA - Boletim Semanal 38/2024 - 19 de setembro de 2024

Análise de mercado: Feijão Preto segue com preços firmes e volumes reduzidos

Safra do Feijão nas Regiões Sul e Sudeste: Perspectivas e Desafios Safra das Águas

Boletim Informativo do feijão Informativo 02/Pregão Sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Boletim Informativo do Feijão Informativo 02/ Pregão Segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Boletim Informativo do Feijão Informativo 01/ Pregão Segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Boletim Informativo do feijão Informativo 02/Pregão Sexta-feira, 09 de Agosto de 2024

Boletim Informativo do Feijão Informativo 02/ Pregão Quinta-feira, 08 de agosto de 2024