Notícias

Análise do Mercado: Perspectivas e tendências futuras

Qualidade e Produção


Durante as últimas duas semanas, observamos um aumento no volume de feijões de qualidade inferior, mesmo entre os recém-colhidos. Este cenário é especialmente evidente nos estados de Minas Gerais e Goiás, onde a colheita da primeira safra está chegando ao fim. As condições climáticas adversas durante o desenvolvimento das lavouras exigiram cuidados intensivos para prevenir e combater doenças, resultando em um mercado com grãos de qualidade variada.

 

Os feijões estão sendo comercializados a preços que variam entre R$ 180,00 e R$ 330,00 por saca, dependendo da qualidade, destacando-se aqueles com teor de umidade adequado e baixo índice de quebra, os quais podem alcançar valores mais elevados.

 

Oferta e Demanda

 

A oferta de feijões da primeira safra já sofreu uma redução significativa devido a perdas durante o desenvolvimento, influenciadas pelo clima desfavorável. Atualmente, diversas regiões do país, como São Paulo, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e Mato Grosso, contribuem para o abastecimento do mercado. No entanto, apesar da redução nos volumes disponíveis, os preços se estabilizaram nos últimos meses devido à concorrência entre os estados e à distribuição descentralizada das ofertas.

 

Perspectivas Regionais

 

Nordeste (Irecê): A região está otimista em relação à safra, apesar das variações climáticas. Com a colheita prevista para começar em 30 a 40 dias, os produtores esperam uma safra maior do que a anterior, contanto que ocorram chuvas regulares.

 

Paraná: O estado avançou bem com o plantio, atingindo entre 80% e 90% das áreas previstas. A previsão é de uma área plantada superior a 300 mil hectares, com cerca de 60% destinados ao feijão carioca e cores e 40% ao feijão preto.

 

Expectativas de Mercado

 

O mercado tem um período estimado de 40 a 60 dias para operar com os preços atuais, sujeitos a modificações à medida que a colheita se aproxima. A dinâmica entre oferta e demanda continuará a influenciar os preços, com expectativas de variações negativas no médio prazo.

 

Conclusão

 

Diante das tendências observadas, é crucial para os agentes do mercado estarem atentos às flutuações na oferta, demanda e qualidade dos feijões, a fim de tomar decisões informadas e estratégicas nos próximos meses.

 

 

 

 

 

 

Rose Almeida

Negócios & Mercado

 

 

 

 

 


Notícias relacionadas

REGIÃO SUL

Precipitações climáticas sustentam dias mais secos na região Sul do País

Feijão Carioca e preto - Mercado bem ofertado com padrões variadas, desaceleram com mais rapidez o preço da leguminosa em toda o País.

Safra - 2º Plantio de feijão carioca, preto e cores- Região Sul

Análise e tendências do mercado do feijão

Monitoramento semanal das condições das lavouras

Primeira de Feijão carioca e cores

Previsões com chuvas, melhora a expectativa do setor produtivo

Último levantamento de primeira safra nas regiões: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste - Feijão: Preto e cores

Primeira safra - Região Sul e Sudeste

NOTÍCIAS DO CAMPO

Lavouras Sudoeste paulistas - colheitas paralisadas

Condições da primeira safra - feijão preto, carioca e cores

Lavouras de sequeiro de Feijão no Brasil: Desafios e Perspectivas

Primeira safra dos feijões cores e pretos: Perspectivas em meio ao fenômeno El Niño

Terceira safra de feijão - encerramento de colheita

Terceira de feijão cores - Progresso da safra

PERSPECTIVAS DO MERCADO DE FEIJÃO: TENDÊNCIAS E PREÇOS

Análise do Mercado de Feijão: Tendências e Preços no Nordeste e em regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Condições gerais da 3ª. Safra de feijão cores, Caupi e preto